sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filme: Conspiração Americana

Conspiração Americana é um drama histórico um tanto quanto intrigante. Contando com atores como James McAvoy e Robin Wright no elenco, o filme retrata uma fase atribulada da história dos Estados Unidos, marcada pela Guerra Civil Americana e a instabilidade política após o assassinato de Abraham Lincoln. 



Ao invés de fornecer um herói bonitão, personagem fácil de ser aceito e "engolido" juntamente com a ideologia norte-americana - como na maioria dos filmes hollywoodianos -, o longa de Robert Redford pretende criticar a corrupção dos tribunais estadunidenses e a atuação do próprio Estado, que, cegos pelo desejo de vingança contra os supostos assassinos do presidente, colocaram de lado os direitos civis e a própria Constituição.



Tratando especificamente do ano de 1865, o filme ainda constrói uma ponte com a época contemporânea, fazendo referência a momentos e fatos da atualidade, como a doutrina Bush e o Ato Patriota, que parecem repetir o desprezo pelos direitos civis em nome da segurança nacional.



Confesso, sou suspeita para falar de filmes de época pois os adoro... Mas enfim, achei Conspiração Americana um bom filme; talvez tenha deixado a desejar em relação aos aspectos técnicos, como expresso em algumas críticas (assunto sobre o qual me recuso a comentar por falta de aptidão :D), mas cumpre o objetivo de nos fornecer material para profundas reflexões sobre a justiça e a fragilidade do contrato social.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...