quarta-feira, 18 de abril de 2012

A moda nos tempos de Jane Austen (Parte 3)



Na Regência Britânica, dispensando os exageros dos períodos anteriores, a roupa masculina passou a visar maior qualidade no corte e costura ao invés de enfeites como bordados e rendas... (V-I-V-A ! ninguém merece homem de salto, peruca e todo enfeitado...)

Surge então, aquele estilo todo romântico e elegante mostrado pelos nossos personagens preferidos como Mr. Darcy, Bingley, Tillney... que segue:


Vestuário

Fraque/Casaca

O fraque, feito de lã ou de linho para as estações mais quentes, possuía lapelas em formato de M – únicas deste período; era alto na parte de trás do pescoço, justo no abdômen e nas costas, com longas caudas.

Podia ser usado aberto ou fechado com abotoamento simples ou trespassado. 

Colete

O colete feito geralmente de lã, linho ou seda, assemelhava-se ao colete usado atualmente. A diferença é que possuía gola alta e, muitas vezes, listras ou estampas; podia ser simples ou trespassado e deveria cobrir o cós das calças.

Calções e calças

Os calções, utilizados apenas em ocasiões mais formais como os bailes, tinham cintura alta e desciam até um pouco abaixo do joelho, onde eram abotoados ou presos com laços de fitas e fivelas.

As calças ou pantalonas, mais utilizadas que os calções, eram feitas com lã, linho ou algodão;  tinham cintura alta; eram produzidas, geralmente, com tecidos de cores neutras como bege, cinza claro ou marrom.


Calção; Calças


Roupas Íntimas

Camisa

A camisa da época era bem longa, podendo se estender até a altura do joelho; era feita, muitas vezes, de linho ou algodão e possuía uma espécie de fenda na parte frontal, presa com botões e decorada com babados (ao longo do período os babados foram sendo dispensados). 

Lost in Austen
Drawers

Drawers – espécie de cueca da época - eram feitos de linho ou algodão; pareciam calções; eram presos com uma combinação de cordões e botões.


Acessórios

De dia, era comum o uso de botas de couro; a noite, sapatos baixos (bons para dançar!)
As meias, especialmente usadas com calção, eram de seda branca, algodão ou lã bem fina.





Os chapéus da época eram altos e ligeiramente cônicos (os quais, com o tempo, evoluíram para a cartola)

P&P 1995; P&P 2005














Com a ascensão da cera de cabelo as perucas foram deixadas de lado, sendo usadas apenas por homens mais velhos ou que tinham profissões mais conservadoras como juízes, advogados... Assim, os cabelos masculinos eram relativamente curtos, acompanhados por longas costeletas. (como as do nosso querido Mr. Darcy acima).

Utilizavam-se também luvas, bengalas, relógios de bolso, carteiras e outros casacos.

Por último, havia um acessório essencial para completar o traje dos cavalheiros: a gravata - também chamada de plastron -, uma longa faixa de linho branco engomada (Veja Neckclothitania).


***

Para terminar: Mr. Darcy nadando no lago da sua humilde residência (prestem atenção nas roupas, principalmente na camisa! ;D )

P&P 1995

Espero que tenham gostado! Semana que vem tem mais! Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...