quarta-feira, 4 de abril de 2012

A moda nos tempos de Jane Austen (Parte 1)


Quem conhece as obras de Jane Austen sabe o quanto elas encantam, seja pelas estórias e seus personagens maravilhosos como o orgulhoso e lindo Mr. Darcy, seja pelos costumes e a moda da época.

E foi por isso que resolvi criar esse post, no qual voltaremos ao fim do século XVIII e início do século XIX - a mais longa de nossas viagens no tempo até agora.

Para começar, usaremos a Revolução Francesa como ponto de referência, pois esta não mudou apenas o quadro socioeconômico da França, mas também o rumo da moda.

Vocês devem estar se perguntado o que a França tem a ver com a moda britânica, certo? Na época, Londres e França eram as capitais da moda e acabavam influenciando umas as outras. 

Continuando... Antes da revolução, os trajes eram ligados ao status, assim, havia uma diferença gritante entre as diversas classes. Era bater o olho nas roupas e já dava para saber se a pessoa possuía bens ou não.





Como ostentação de sua riqueza, os nobres vestiam-se de forma totalmente exagerada: as mulheres (fig. 1 e 2) utilizavam vestidos com saias super amplas e rodadas, espartilhos e decotes, sapatos de salto e penteados complexos; já os homens vestiam “culottes”- espécie de calção - (fig. 3), coletes, casacos longos chamados Justacorps (fig. 4) e sapatos com pequenos saltos, tudo isso enfeitado com bordados, laços, babados...  Enquanto os burgueses, classe trabalhadora, vestiam roupas bem mais simples, longe de tantos exageros.

Foi dai que surgiram os "sans-culottes” – burgueses revolucionários que não usavam “culottes”, mas sim  calças de algodão (fig.5).


Enfim, quando houve a revolução, a moda foi influenciada pelos princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e passou a ser igual para todos, possibilitando a caracterização individual e não mais de um determinado grupo social. Roupas luxuosas não combinavam mais com a sociedade em transformação e cederam lugar a peças simples, leves e confortáveis, totalmente diferentes das anteriores. É aqui, especificamente, que começa a surgir o visual que tanto vemos nas adaptações dos livros de Jane e que eu, particularmente, adoro.


Bem, isso é apenas o começo. Quarta que vem falarei do estilo Regency, com todos os detalhes a que temos direito.  Beijos.

7 comentários :

  1. Olá, Patrícia. Obrigada pela visita em meu blog(http://quandovovoeramoca.blogspot.com.br/) O seu está ótimo! Li este post sobre moda e achei muito legal, estou esperando pela sequencia, rsrsr.Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Imagina... Obrigada,quarta tem continuação! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Patricia,

    moda e história, um assunto ótimo! Vou fazer chamada no meu Jane, sim.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Paty, ah fico feliz em saber que você está se aperfeiçoando nesse incrível mundo de Jane Austen. Como somos saudosistas hein... Tudo tão perfeito, as roupas, as danças, a cultura em si, e é claro os cavalheiros... Enfim que saudade do tempo não vivido!

    ResponderExcluir
  5. Ah nem me fale, depois que eu assisti "Orgulho e Preconceito" me apaixonei por tudo isso. É um "mundo" totalmente diferente... Te agradeço Tathi, de coração, por ter me indicado o filme!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patrícia, amei o blog e já estou seguindo... Se puder retribuir seguindo o meu tbm, rsrs. Beijinhos linda ;*

    http://mireialuiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...